09
mar
12

Eta Carinae: Além do Eclipse

Neste vídeo da Pesquisa FAPESP, o Professor Augusto Daminelli explica os incríveis fenômenos que ocorrem em Eta Carinae, meu objeto favorito no céu. O vídeo é excelente e deixa claro o porque  Eta Carinae desperta tanto interesse e fascínio em pesquisadores, estudiosos ou simplesmente admiradores do céu.

8 Responses to “Eta Carinae: Além do Eclipse”


  1. março 9, 2012 às 4:41 am

    Obrigado Denise, já encaminhei.

  2. 2 Marcelo Nunes Ribeiro
    março 10, 2013 às 10:38 pm

    Olá Denise, boa noite, me chamo Marcelo. Sou uma pessoa muito interessada em astronomia e queria conhecer pessoas e me informar sobre eventos relacionados ao assunto. Desde já, agradeço sua atenção.

    • 3 deniseselmo
      março 11, 2013 às 12:40 am

      Ola, Marcelo
      Onde você mora? É importante para eu poder te indicar locais de cursos ou listas de discussão. À princípio, se você tiver facebook, visite a página do CASP Clube de Astronomia de São Paulo a qual pertenço. Lá estamos sempre trocando ideias e anunciando eventos astronômicos.
      Um abraço!
      Denise

      • 4 Marcelo Nunes ribeiro
        março 11, 2013 às 1:22 am

        Ol Denise, muita gentileza sua responder meu email. Esse tipo de informao que me passou exatamente o que procuro. Sempre procurei aprender sobre astronomia, desde pequeno li Carl Sagan, Isaac Asimov, Stephen Hawking entre outros, mas a internet agiliza tudo, agradeo de corao qualquer informao me me passar. Moro no Rio de Janeiro, mas precisamente em Nilpolis, uma cidade vizinha ao Rio de Janeiro, muito conhecida por causa da escola de samba Beija Flor. Qualquer atividade que houver no Rio ser sempre alvo de minha ateno, mais uma vez agradeo por qualquer dica que me for passada. Se de alguma forma puder retribuir a gentileza, me coloco sua disposio, abraos.

        ________________________________

      • 5 deniseselmo
        março 12, 2013 às 12:09 am

        Marcelo, o planetário do Rio de Janeiro é excelente e está sempre repleto de atividades. Veja a programação aqui:http://www.planetariodorio.com.br/.

        Também sugiro o CARJ – Clube de astronomia do RJ que promove palestras e encontros. É um bom começo para se dedicar à astronomia e encontrar outros apaixonados pelo céu como você.
        Boa Sorte!
        Denise

      • 6 Marcelo Nunes ribeiro
        março 12, 2013 às 1:53 am

        Denise, sou muito ruim com computadores, me enrolo todo, já havia tentado localizar esses sites mas não consegui, não sabia o que procurar (não ria de mim por favor kkkkkkkkk). Pretendo fazer parte do CARJ e do CASP, é exatamente o que procurava. Espero não perder contato contigo, afinal ainda pretendo devolver a gentileza. Se for do seu agrado me adicione no facebook – marcelo g n ribeiro – além do prazer de conversar com vc sempre que possível, me aproximarei de ter 10 amigos rssss. Agradeço de coração pelas dicas, não faz ideia do quão isso será importante para mim, um cordial e sincero abraço. Marcelo. P.S. Como vc também sou fascinado por Eta Carinae, mas tenho um carinho especial por Rigel, a supergigante azul de Órion foi o primeiro alvo quando comprei meu telescópio.

        ________________________________

  3. abril 30, 2013 às 2:44 pm

    Muito interessante. É a primeira vez que leio algo a respeito desta estrela.
    Fascinante…

    • 8 deniseselmo
      maio 1, 2013 às 8:48 pm

      Que bom que gostou, Arquimedes. Eta Carinae (estrela e nebulosa) é meu objeto favorito no céu e meu blog está repleto de posts sobre ela. Penso em montar uma palestra sobre ela.
      Um abraço!
      Denise


Deixe um comentário

